Sobre o autor Anizio Vianna Belo Horizonte


  •       Editora      
                     
  • Sobre o autor

    Anízio Vianna é de Belo Horizonte, Minas Gerais. Poeta, letrista e professor. Sua vida sempre girou em torno da arte e da educação. Graduado em língua portuguesa, espanhola e suas literaturas, o universo imagético oriundo da cultura hispano-americana faz parte de suas criações literárias. Criou o blog Escrevo ao Vivo em 2005 para publicar poemas baseados em notícias veiculadas nos meios de comunicação.

    Mestre em Estudos Literários com a dissertação Rappers: poesia, oralidade e performance, este trabalho o conduziu aos estudos sobre as questões étnico-raciais, oralidade e performance. Desde então, incluiu em seu trabalho experiências com a poesia falada (spoken word).

    Dentre os prêmios literários se destaca o 1º lugar na Revista Literária da UFMG (1995), o Prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte (1996) e mención de honor La Rosa de San Jorge promovido pelo Centro Cultural Brasil-Espanha (2001). Teve poemas publicados em periódicos e no Suplemento Literário de Minas Gerais. O autor foi incluído na antologia O Melhor da Poesia Brasileira, Minas Gerais (2002) e Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica – volume 3 – contemporaneidade (2011).

    Nunca pisou numa flor.


    Livros publicados:

    Dublê de Anjo (1996)
    Itinerário do Amor Urbano (1998)
    Desalarmes, escritos de paz (2005)
    Do amor como ilícito (2011)
    Escrevo ao Vivo (2016)
    Circo-Saudade (2016)


    Fotos do autor